|
A seguir Cacela Velha temos a Fábrica, uma paisagem muito bela; é possível vislumbrar a Baía de Monte Gordo, a igreja e a fortaleza de Cacela Velha, a Ilha de Tavira, a Ilha de Cabanas, as elevações da serra algarvia, bem como o Cerro de São Miguel.
Vila Real de Santo António, a sede do Conselho, sítio importante e histórico do Algarve. A antiga vila de Santo António de Arenialla, construída por pescadores às margens do rio Guadiana, foi destruída por uma violenta tempestade. Com a mesma determinação demonstrada na reconstrução de Lisboa após o terremoto de 1755, Marquês de Pombal decidiu reconstruir uma nova Santo António a partir das ruínas antigas. Oferece aos visitantes um amplo leque de zonas históricas e de lazer e acesso à Espanha, atrávés da ponte sobre o Rio Guadiana, que a liga à Ayamonte.
A linda Tavira, uma jóia de cidade e como seu slogan diz: Um prazer de cidade! A existência de castros e monumentos megalíticos situa no Neolítico (4.000 a 1.500 a.C.) a presença humana no concelho de Tavira, associada, no Calcolítico e períodos seguintes, à exploração mineira que floresceu no nordeste algarvio e, também, às trocas comerciais com o Mediterrâneo.
É no litoral, porém, que se dá o maior povoamento após a conquista romana (séc. 1 a.C.), devido à importância económica da pesca e da indústria de salga de peixe. Nesse belo sítio não se pode deixar de ver a Ponte Romana, o Castelo, os jardins, a praça do Velho mercado. Tavira é uma cidade que tem uma atmosfera especial.
Essa zona do Algarve tem uma gastronomia riquissima com destaque para dieta mediterrânica, Delicie-se!
|