* * * *

* * * *

* * * *

* * * *

* * * *



meulugaraosol@outlook.com



Manta Rota uma pequena localidade do Concelho de Vila Real de Santo António, sítio tranquilo e hospitaleiro que constitui uma das principais estâncias balneares do Algarve. A sua grande extensão, aliada a um clima mediterrânico caracterizado por temperaturas agradáveis todo o ano e a águas calmas e tepidas durante o período balnear são factores que atraem todos os anos milhares de turistas nacionais e estrangeiros. A praia da Manta Rota faz parte de uma vasta área arenosa litoral que se estende desde a foz do rio Guadiana até barra do Lacém. A oeste da praia da Manta Rota encontramos a Praia de Cacela Velha, e a leste a Praia da Lota.


 



Estar em Manta Rota nos proporciona a chance de fazer passeios maravilhosos. Além do próprio sítio, com suas ruas tranquilas, arquitetura interessante e belas paisagens, podemos ir a locais próximos. Bem perto, a apenas 1km temos Vila Nova de Cacela, com seu mercado que atraia pessoas de todo o Concelho e da Espanha.

Não pode-se deixar de ir a Cacela Velha Aldeia localizada numa elevação arenítica em frente à Ria Formosa e ao mar, donde se vislumbra uma das mais belas paisagens do sotavento algarvio. Como pontos de interesse encontramos a fortaleza do século XVII, um edifício de duplo beiral do século XVI, algumas moradias de arquitectura tradicional algarvia do século XVIII, a igreja de origem medieval, as ruínas islâmicas, os fornos romanos e os vestígios da antiga muralha medieval.

Localizada na área protegida, a aldeia de Cacela está classificada como Imóvel de Interesse Público. O importante papel de Cacela Velha na História Regional, torna-se patente pela antiguidade dos achados arqueológicos, pelo valor patrimonial do conjunto edificado e pela diversidade dos elementos etnográficos.

 









A seguir Cacela Velha temos a Fábrica, uma paisagem muito bela; é possível vislumbrar a Baía de Monte Gordo, a igreja e a fortaleza de Cacela Velha, a Ilha de Tavira, a Ilha de Cabanas, as elevações da serra algarvia, bem como o Cerro de São Miguel.

Vila Real de Santo António, a sede do Conselho, sítio importante e histórico do Algarve. A antiga vila de Santo António de Arenialla, construída por pescadores às margens do rio Guadiana, foi destruída por uma violenta tempestade. Com a mesma determinação demonstrada na reconstrução de Lisboa após o terremoto de 1755, Marquês de Pombal decidiu reconstruir uma nova Santo António a partir das ruínas antigas. Oferece aos visitantes um amplo leque de zonas históricas e de lazer e acesso à Espanha, atrávés da ponte sobre o Rio Guadiana, que a liga à Ayamonte.

A linda Tavira, uma jóia de cidade e como seu slogan diz: Um prazer de cidade! A existência de castros e monumentos megalíticos situa no Neolítico (4.000 a 1.500 a.C.) a presença humana no concelho de Tavira, associada, no Calcolítico e períodos seguintes, à exploração mineira que floresceu no nordeste algarvio e, também, às trocas comerciais com o Mediterrâneo. É no litoral, porém, que se dá o maior povoamento após a conquista romana (séc. 1 a.C.), devido à importância económica da pesca e da indústria de salga de peixe. Nesse belo sítio não se pode deixar de ver a Ponte Romana, o Castelo, os jardins, a praça do Velho mercado. Tavira é uma cidade que tem uma atmosfera especial.

Essa zona do Algarve tem uma gastronomia riquissima com destaque para dieta mediterrânica, Delicie-se!







   




meulugaraosol@outlook.com


Este site contém, além de criações próprias, imagens coletadas da internet
sem identificação de autoria. Caso alguma imagem lhe pertença, pedimos a
gentileza de nos contactar para que seja dado o crédito devido ou, a seu
critério, retirada.


©Copyright & Design by
Maria Rosa ® * 2020
Todos os direitos reservados